Conquistar clientes e vender mais, a maior dificuldade dos pequenos

17 de outubro de 2019
A conquista de clientes ainda é a principal dificuldade encontrada no dia a dia pelos donos de pequenos negócios no Brasil, assim como uma das razões mais apontadas como causa para o encerramento de suas atividades. É o que indica a pesquisa feita pelo Sebrae envolvendo mais de 10 mil empreendedores de todo o país.

A alta carga tributária também foi apontada pelos empresários como um dos obstáculos para os negócios. Segundo o levantamento, um a cada três empreendedores admitiram já ter atrasado o pagamento de algum imposto.

A pesquisa feita pelo Sebrae teve como objetivo levantar o perfil dos empresários donos de microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). O trabalho identificou que para 24% dos empreendedores, conquistar clientes e vender mais é uma das maiores dificuldades para quem decide abrir o próprio negócio.

Outros 17% apontaram a carga tributária como obstáculo, enquanto 10% dos entrevistados afirmaram não enfrentar adversidades. Entre outras dificuldades identificadas pela pesquisa, apareceram a mão de obra, inadimplência, problemas para conseguir crédito e controlar ou gerenciar o dinheiro da empresa.

“O acesso a crédito ainda é um ponto de fragilidade para as micro e pequenas empresas, mas que começa a mudar com a criação e expansão da Empresa Simples de Crédito pelo país. Com dinheiro no caixa, o dono do pequeno negócio ganha fôlego para investir em ações de marketing para também atrair mais clientes”, pondera o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Eleita como a segunda maior dificuldade dos empresários, a alta carga tributária também preocupa e faz com que o empreendedor atrase o pagamento de algum tipo de imposto. Isso aconteceu, de acordo com o levantamento, com 31% dos donos de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Nesse universo, uma parcela expressiva de empresários (43%) ainda não conseguiu regularizar o pagamento dos tributos.

Mais da metade das pessoas ouvidas (52%) admitiram que necessitam de uma maior capacitação na área de controle e gestão financeira, enquanto 47% afirmam que precisam de qualificação na área de propaganda e marketing e 44% enfrentam ainda dificuldade com a gestão das redes sociais da empresa. Percentual igual ao de empresários que precisam de treinamento para melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços. Saber atender melhor o cliente e buscar orientação para a obtenção de crédito ou empréstimo é a carência apontada por 42% dos entrevistados.

A pesquisa do Sebrae também confirmou a importância da formalização para os donos de micro e pequenas empresas. Cerca de 70% dos empreendedores têm o próprio negócio como única fonte de renda. Mesmo percentual indicado para os empresários que apontam a abertura do negócio como uma medida que possibilitou maior ganho financeiro. Já para 77% dos entrevistados, a obtenção de um CNPJ foi a ferramenta que assegurou melhores condições no momento de compra junto aos fornecedores.

NÚMEROS DA PESQUISA
  • 24% avaliam a dificuldade de conquistar a clientela como maior desafio
  • 17% reclamam da carga tributária
  • 52% desejam maior qualificação nas áreas de controle e gestão financeira
  • 44% ainda não sabem usar as redes sociais
  • 31% já deixaram de pagar algum tipo de imposto
  • 31% já buscaram e conseguiram empréstimo
  • 18% começaram a empreender por necessidade
  • 50% estão no negócio por ter tido conhecimento ou experiência

Fonte: Diário do Comércio
Por Projetus TI 11 de novembro de 2021
Prezado cliente, Entre os valores da Projetus estão “Atendimento”, “Ética”, “Soluções” e “Responsabilidade”. Essas palavras guiam nossas ações e nos motivam a trabalhar duro para oferecer o melhor aos nossos clientes. Sempre prezamos por qualidade de atendimento, transparência, soluções eficazes e o melhor custo-benefício.  Neste momento, queremos manter nosso compromisso e transparência, compartilhando com você as razões para a recente lentidão nos atendimentos prestados pelo suporte. Estamos com uma demanda muito elevada de clientes com dúvidas no eSocial e DCTFWeb. Para ter uma ideia, tivemos um aumento de mais de 100% nos atendimentos, contando as últimas semanas. Grande parte desses atendimentos são prestados a clientes que possuem erros que estão relacionados com algumas configurações que não foram feitas corretamente no sistema. O consultor do suporte precisa analisar a base, conferir o motivo do erro, apresentar a solução e ajudar o usuário a realizar todas as configurações. Com isso, o tempo médio de atendimento também aumentou consideravelmente. Como resultado, nossa fila de espera ficou maior, totalmente fora da normalidade. Queremos deixar claro que estamos cientes disso e temos trabalhado internamente para diminuir ao máximo esses impactos. Nos últimos meses, contratamos novos consultores e treinamos nossa equipe para ajudar os clientes (no eSocial e DCTFWeb). Porém, entendemos que os resultados, até agora, estão longe do que gostaríamos. Por isso, gostaríamos de pedir sua compreensão e paciência. Saiba que estabelecemos algumas estratégias com o objetivo de normalizar o tempo de espera nas próximas semanas. Inclusive, neste momento, consultores que foram contratados recentemente estão sendo treinados e começarão a atender em breve. Aproveitamos para reforçar algo muito importante, que pode nos ajudar muito a manter a qualidade do atendimento e diminuir a fila de espera. Pedimos que, por favor, não deixe o envio das obrigações para os últimos dias. Os usuários que deixam para a última hora estão sujeitos a instabilidades no próprio portal do eSocial e não nos permitem ter o tempo hábil para analisar os erros e ajudar nas configurações. Além disso, relacionamos os erros mais comuns e criamos uma base com vídeos, textos e uma live (que ficou gravada), com a apresentação das principais soluções para questões recorrentes. Confira abaixo esses conteúdos:
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17 de outubro de 2019
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho publicou nesta terça, 15/10, a Portaria 1.127/19, que determina o envio de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e da Relação Anual de Informações Sociais por meio do eSocial a partir de 2020.
17 de outubro de 2019
A Receita Federal publicou nesta segunda, 14/10, no Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB nº 1.911, de 11 de outubro de 2019, consolidando toda a legislação da Contribuição para o PIS/Pasep, da Cofins, da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação. Centenas de normas esparsas foram condensadas em um único ato de forma estruturada e sistematizada. A Instrução Normativa abarca virtualmente todo o regramento aplicável às referidas contribuições, incluindo leis e decretos. Neste sentido, ao final de cada dispositivo consta menção à lei ou ao decreto que lhe dá suporte. Além disso, são revogadas expressamente mais de 50 Instruções Normativas hoje aplicáveis ao PIS/Pasep e à Cofins. Restaram separados apenas atos que, além das contribuições, tratam conjuntamente de outros tributos. Mas, mesmo neste caso, a referência da norma a ser consultada consta da Instrução Normativa, o que simplifica o caminho para se chegar à informação desejada. Com a edição desta Instrução Normativa, a Receita Federal dá importante passo em direção ao ideal de tornar mais fácil e racional a tarefa de apurar e recolher tributos, além de promover a redução dos custos de conformidade suportados pelas empresas. Fonte: Fenacon